Consultório Psiquiátrico em Santo Amaro, SP

Atendimento Psiquiátrico Inclui:

  • Tratamento das depressões e outros transtornos de humor
  • Tratamento dos quadros de ansiedade, pânico, fobias, transtorno obessivo compulsivo
  • Tratamento dos quadros psicóticos como esquizofrenias, parafernais, transtorno delirante orgânico
  • Tratamento dos quadros demenciais, Alzheimer, demência vascular e outros processos degenerativos
  • Tratamento dos transtornos de personalidade como boderline, histriônico e dependente
  • Tratamento do transtorno de deficit de atenção
  • Tratamento das dependências químicas, tabagismo, crack, álcool, maconha, opioides, alucinógenos, estimulantes e psicotrópicos.
  • Tratamento familiar
  • Todos os diagnósticos levam em consideração o estado clínico e psicológico, modo de vida, inserção social e individualidade.

Psicólogos:

Dra. Camila de Almeida Bertacco
Psicóloga Clínica
CRP 06/91835

Psicóloga clínica pela Universidade Paulista – UNIP – SP desde 2007
Especializada em Psicoterapia Breve Psicanalítica pelo Instituto Pieron desde 2010.

O que é depressão?

Para os terapeutas cognitivos a depressão é uma maneira disfuncional de interpretar as informações do meio. A pessoa deprimida, busca no meio em que vive, confirmações para os seus pensamentos disfuncionais (pensamentos negativos que causam sofrimento e na maioria das vezes são verdadeiros, ou pelo menos não totalmente verdadeiros). Além do humor triste a depressão inclui aspectos cognitivos, comportamentais, físicos e emocionais que interferem nos relacionamentos pessoais e na vida profissional, quando são severos, crônicos e ocorrem repetidamente.

Os sintomas cognitivos são: autocrítica, desesperança, pensamentos suicidas, dificuldade de concentração e negatividade generalizada.
Os sintomas comportamentais associados à depressão são: afastamento das pessoas (isolamento), evitação em fazer atividades que antes lhe davam prazer e dificuldade em iniciar atividades.
Os sintomas físicos são: insônia, dormir mais ou menos que o habitual, cansaço, comer mais ou menos que o de costume e alteração de peso.
Os sintomas emocionais são: sentimento de tristeza, irritabilidade, raiva, culpa e nervosismo.

Quando estamos deprimidos temos pensamentos negativos a respeito de nós mesmos (autocrítica), do mundo e do futuro (desesperança).

Como é o tratamento para a depressão?

A depressão pode ser tratada. Alguns casos precisam de apoio médico psiquiátrico, onde o uso de medicação irá regular o humor, e de acompanhamento psicológico, onde aprenderá a pensar de forma mais coerente, lógica e funcional. A Terapia Cognitiva é uma das abordagens que se mostra muito eficaz no tratamento da depressão, sendo comprovada através de estudos e pesquisas ao longo de mais de 60 anos. O terapeuta cognitivo tem como objetivo central buscar a reestruturação cognitiva. Inicialmente o terapeuta auxilia na flexibilidade cognitiva e no gerenciamento dos seus sintomas. Desta maneira, adquire-se a habilidade de identificar seus pensamentos e testá-los, e recuperar sua habilidade para resolver seus problemas.

O tratamento de depressão em TCC, tem menor prazo comparado a outras abordagens psicológicas. Trabalha-se com uma sessão semanal (eventualmente, em caso de crises, aumenta-se para duas) o que faz com que o investimento (tempo e dinheiro) seja também menor.

Procure um especialista!

Anelise Durante Pagani
Psicóloga Clínica
Pós Graduada e Especialista em Terapia Cognitiva
Membro da ABPC – Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva.

Endereço: Rua José Soares Sebastião, 95 – Santo Amaro
04671-200 – São Paulo – SP
Telefones: 11 5524-8036 | 11 4224-2879

Carregando...